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Inserido no grupo VOZ ON, contamos com uma equipa de locutores nacionais de reconhecido mérito.

Escolha a voz ideal para o seu projeto ouvindo as demos disponibilizadas online




Agência de Vozes

Vozes profissionais para qualquer tipo de produção audiovisual



O locutor que escolher tornar-se-à literalmente na voz de sua marca. A voz certa pode criar uma empatia real e duradoura entre a sua marca e seu cliente. A voz errada pode afastar o seu potencial e criar uma imagem nagativa do seu produto. É por isso que é de extrema importância escolher a voz certa. Vamos ajuda-lo no processo de seleção da voz perfeita para o seu próximo vídeo corporativo.

1. Inumere as caracteríticas que descrevem a sua marca
Faça uma pequena lista das características que no seu entender melhor descrevem a sua marca. Por exemplo, se é um promotor de serviços financeiros, a solidez e a segurança podem ser características que pretende associar à sua marca. Se, por outro lado, vende produtos de limpeza doméstica, a simpatia e aficiência podem ser mais apropriadas. Procure uma voz que, no seu entender, dará corpo e estas características.

2. Peça recomendações
Pode ser difícil saber por onde começar a escolha de um locutor, até porque existe uma grande panóplia de profissionais de voz. Poderá fazer sentido trabalhar com uma agência de produção de vídeos, uma vez que já terão uma seleção de locutores com quem costumam trabalhar e em quem confiam. A agência poderá sugerir o locutor que melhor de adpata às suas necessidades específicas.

3. Voz feminina ou masculina
Uma das perguntas mais comuns que os clientes colocam é se será melhor usar uma voz masculina ou feminina. Estudos sobre a eficácia relativa de um público masculino ou feminino são inconclusivos. Numa pesquisa de 2.200 adultos dos EUA por Adweek e Harris Interactive verificou-se que 46% dos inquiridos acreditavam que uma voz feminina era mais tranquilizante enquanto que 48% achavam que uma voz masculina era mais autoritária. Naturalemtne que são dados que dificilmente apresentam provas conclusivas de que um é melhor que o outro. Será então indiferente escolher uma voz masculina ou feminina? Não exatamente. Um dos problemas do estudo é que as pessoas não são particularmente boas em avaliar por que uma determinada voz é atraente. Muitos especialistas em marketing sugerem que há boas razões para escolher uma voz feminina em vez de masculina. Em geral, a regra é que uma voz masculina será melhor se o cliente principal for do sexo masculino e a voz feminina será preferível se o cliente principal for do sexo feminino.

4. Veja exemplos de trabalhos anteriores
Qualquer locutor profissional terá uma série de exemplos de trabalhos anteriores. Tenha o cuidado de ouvir e verifique se o tipo de trabalho deles corresponde ao mesmo grupo demográfico de compras do seu próprio produto ou serviço. Será também importante verificar a versatilidade do locutor. Assim, poderá ter uma noção se o locutor escolhido será capaz, por exemplo, de narrar histórias utilizando muita expressão na sua voz ou de locutar simples anúncios padrão.

5. Combine a voz com o público
Não há uma voz “certa” que funcione com todos os tipos de vídeos e todos os tipos de público. Se está a criar um vídeo para crianças, por exemplo, poderá querer uma voz mais expressiva e enérgica. Se pretende apelar um público sénior, preferirá naturalemente uma voz mais calma, profunda e contida. Uma voz desadequada ao público a que se dirige pode fazer com que o mesmo sinta que aquela mensagem não é para si.

6. Segure uma chamada de elenco
Tenha o cuidado de ouvir diferentes vozes antes de selecionar a que irá vai usar como parte do seu vídeo corporativo. Se está a trabalhar com uma agência de produção de vídeos, poderá ter aí uma ajuda na seleção do profissional de voz que corresponda aos seus requisitos. Quantas mais pessoas ouvirem as demos que estão no seu mercado-alvo, maior a probabilidade de acertar na esolha da voz certa.

7. Teste com o seu alvo demográfico
Tenha consciência de que, mesmo que você goste de uma determinada voz, isso não significa que o seu público alvo também goste. Se o mercado-alvo para o seu produto são mulheres com idades entre 35 e 55 anos, então ouça várias demos de locutoras com estas idades. E por que não perguntar a mulheres com estas idades que tipo de voz esperariam ouvir a apresentar aquele produto?

8. Tipo de produção
O locutor que selecionar dependerá do tipo de vídeo a produzir. Alguns locutores são mais adequados para dar voz a anúncios ou vídeos explicativos pois têm a voz tradicional do apresentador que você provavelmente associa aos comerciais que vai ouvindo. Se estiver um texto narrativo, então preferirá usar uma voz que seja mais expressiva e capaz de apresentar diferentes nuances.

9. Considere o Ritmo
Se está a criar um vídeo para um público mais velho, o ritmo pode ser extremamente importante. É natural e comum que as pessoas mais idosas tenham dificuldade em escutar intervalos mais altos. Consequentemente, tratando-se de marketing para o público sénior, escolha uma voz com um tom mais profundo para garantir que as suas mensagens principais sejam ouvidas com clareza.

10. Preste atenção aos pequenos detalhes
Se encontrou uma voz com quem acha que quer trabalhar, não se esqueça de ouvir exemplos de trabalhos anteriores. Ao ouvir as suas demos, preste atenção aos pequenos detalhes, nomeadamente se o locutor consegue modular a sua voz para criar momentos de interesse e, claro se pronuncia claramente cada uma das palavras que são ditas.

11. Idiomas & sotaques
Neste mercado moderno global pode ser difícil decidir qual o sotaque que deve usar para o seu vídeo. Se pretende apelar a uma audiência internacional com um vídeo na web, então provavelmente desejará optar por um sotaque americano ou britânico de médio alcance. Se, por outro lado, pretende apelar para um público específico, um sotaque regional pode ser mais apropriado. Lembre-se de que, se estiver a criar um vídeo para um público internacional, o inglês pode ser um segundo idioma e, portanto, assegure-se de que o locutor tem um sotaque claro que seja compreensível para a maioria do seu público.

12. Pense em longevidade
Ao escolher uma voz pense além do vídeo atual e considere aquela voz poderá representar a sua marca a longo prazo. É natural que o público possa criar uma ligação emocional com uma voz e associá-la intrinsecamente à marca. A confiança que venha a ser criada é algo que não vai querer quebrar. Isto justifica porque é tão importante a escolha da voz certa. Também deverá certificar-se de que o locutor estará disponível no futuro para novos projetos.

O locutor certo pode fazer toda a diferença na eficácia do seu vídeo corporativo. Dedique tempo à escolha do locutor certo e avalie todas as opções com cuidado.

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